Buscar
  • FEJA JUDITH AMÉLIA

O Evangelho Segundo oEspiritismoCapítulo VIII

Bem Aventurados os que Tem Puro o Coração Itens 8, 9 e 10


Verdadeira Pureza. Mãos não Lavadas



8. Então, escribas e fariseus que tinham vindo de Jerusalém se aproximaram de Jesus e disseram: Por que vossos discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Por que não lavam as mãos quando tomam suas refeições? Jesus lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, para seguir a vossa tradição? Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e tua mãe; e esta outra: Aquele que amaldiçoar seu pai e sua mãe seja punido com a morte. Mas vós dizeis: qualquer um que disser a seu pai e a sua mãe: Toda oferta que faço a Deus vos é útil, satisfaz a lei, ainda que após isso ele não honre ou assista seu pai ou sua mãe; desta forma vós tornastes inútil o mandamento de Deus, pela vossa tradição. Hipócritas! Bem profetizou Isaías quando disse: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me honram ensinando doutrina e mandamentos que vêm dos homens. E tendo chamado a multidão lhes disse: Escutai e compreendei bem isto aqui: Não é o que entra pela boca que torna o homem imundo, mas é o que sai da boca do homem que o torna imundo. O que sai da boca parte do coração e é o que torna o homem impuro; porque é do coração que partem os maus pensamentos, os assassinatos, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias e as maledicências; são estas coisas que tornam o homem impuro; mas comer sem lavar as mãos não é o que torna o homem impuro. Então seus discípulos se aproximaram d’Ele e disseram: Sabeis que os fariseus tendo ouvido o que acabais de dizer se escandalizaram? Mas Ele respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixaios, são cegos que conduzem cegos; se um cego conduz um outro, ambos cairão no fosso. (São Mateus, 15:1- 20).
9. Enquanto Jesus falava, um fariseu o convidou para comer em sua casa; e Jesus tendo ido sentouse à mesa. O fariseu então falou: Por que Ele não lavou as mãos antes de comer? Mas o Senhor lhe disse: Vós, fariseus, tendes grande cuidado em limpar externamente o copo e o prato, mas o interior de vossos corações está cheio de rapinas e iniquidades. Insensatos que sois vós! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? (São Lucas, 11:37-40).
* * O Espiritismo, doutrina que vem restabelecer o Cristianismo em sua pureza, tem nestas palavras de Jesus o seu esteio. Estabeleceu-se um religiosismo falso e com ele uma espécie de maquiagem do Cristianismo, que impede ao fiel o pleno conhecimento desta doutrina salvadora. Jesus já alertava, em seu tempo, quanto a este perigo farisaico, convocando os homens a não somente lavar o exterior mas também o interior; signo de uma moral que significa avanço planetário. A alma já podia compreender das coisas da alma.
10. Os Judeus desprezavam os verdadeiros mandamentos de Deus, para se fixar na prática de regulamentos estabelecidos pelos homens e cujas regras eram seguidas rigidamente, segundo a consciência de cada um. O fundamento, muito simples, acabou por desaparecer sob a complicação da forma. Como era mais fácil praticar atos exteriores do que se reformar moralmente, lavar-se as mãos do que limpar o coração, os homens iludiram-se a si mesmos, acreditando-se quites com Deus, por se amoldarem com aquelas práticas, permanecendo como sempre foram, pois lhes ensinaram que Deus não pedia mais do que isso. Daí o haver dito o profeta: É em vão que este povo me honra com os lábios, ensinando doutrina e mandamentos que vêm dos homens. Assim também aconteceu com a doutrina moral do Cristo, que acabou por ser colocada em um segundo plano, fazendo muitos cristãos, a exemplo dos antigos Judeus, crerem que sua salvação está nas práticas exteriores do que pelas da moral. É a essas adições feitas pelos homens à lei de Deus que Jesus alude quando diz: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. O objetivo da religião é conduzir o homem a Deus. Ora, o homem não chega a Deus senão quando é perfeito, portanto, toda religião que não torna o homem melhor não atinge este objetivo. Aquela sobre a qual se crê em poder se apoiar para fazer o mal é, ou falsa, ou falseada em seus princípios. Tal é o resultado de todas as religiões em que se privilegia a forma em detrimento dos ensinamentos básicos. A crença na eficiência dos sinais exteriores é nula se ela não impede os assassinatos, os adultérios, as espoliações, as calúnias e o prejuízo de seu próximo no que quer que seja. Ela produz pessoas supersticiosas, hipócritas ou fanáticos, mas não faz homens de bem. Não basta que se tenha somente a aparência da pureza; acima de tudo é necessário ter a pureza do coração.
“Do alto do monte, tomado de tristeza pelas desventuras humanas, o Senhor ensinava às multidões os meios de conquistar, com o trabalho por que passavam, o Reino dos Céus. E a todos recomendava resignação na adversidade, mansidão nas lutas da vida, misericórdia no meio da tirania, e higiene de coração para que pudessem ver Deus...”
(Livro: Parábolas e Ensinos de Jesus – Cairbar Schutel – As Bem-Aventuranças - Um Trecho do Sermão do Monte)
1 visualização

redes sociais

  • kisspng-youtube-computer-icons-icon-desi
  • Instagram
  • Facebook ícone social

Mantenha-se informado

Rua Diamantina, 165 - BAirro Lagoinha 
BElo Horizonte - MG - CEP: 31.110-320

© 2020 por Criar-te Produtora

 CPF/CNPJ: 12.345.678/0000-01

Rua Maria Elizabeth Pessoa, 200 - Diamante - Belo Horizonte - MG - CEP: 30.660-050

www.criarteprodutora.com.br - Telefone: (31) 97134-2785